terça-feira, 14 de novembro de 2017

Educação Bilingue para Surdos: Uma Experiência Portuguesa - por sinal, consegues ouvir o Mundo ?

 Imagem daqui https://www.serralves.pt/fotos/editor2/programas_educativos_2017-2018_v1_single.pdf —
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Um artigo interessante sobre a História da  Educação de Surdos no nosso país

A História da Educação de Surdos em Portugal não é separável da História da Casa Pia de Lisboa (CPL). Foi nesta instituição que se introduziram os principais métodos de ensino de surdos que se aplicaram em Portugal. O ensino de surdos foi introduzido pelo professor sueco, Per Aron Borg também fundador da primeira escola de surdos da Suécia.

Este professor traria consigo o alfabeto manual sueco que viria a ter grande influência na própria Língua Gestual Portuguesa (LGP) sobretudo ao nível das configurações da mão. A partir de 1905 é introduzido na CPL o método oral por Pavão de Sousa e que viria a dominar a educação de surdos no nosso país durante 87 anos relegando a LGP para a clandestinidade, embora se continuasse a desenvolver nos lares e nos intervalos das aulas e nos refeitórios. À semelhança de muitos locais da Europa e América o Método Oralista, também, em Portugal começa a ser posto em causa embora mais tarde (nos anos 90 do século XX). Assim, é no Instituto Jacob Rodrigues Pereira (IJRP) que a LGP é recuperada da clandestinidade e passa a ser alvo de estudos científicos e aplicado no ensino desta população dando origem aos primeiros passos do Ensino Bilingue em Portugal.
Todavia, embora o modelo teórico da Educação Bilingue fosse já uma realidade, o mesmo não se passava com a sua aplicação prática. Vários eram e são os impedimentos para essa aplicação efetiva. Por essa razão a partir de 2005, o IJRP organizou-se de forma a que a aplicação do bilinguismo fosse uma realidade como base em diferentes eixos: a intervenção precoce; o trabalho com as famílias; a construção de materiais bilingues; a aplicação do programa de língua portuguesa para surdos; a ampliação da equipa de integração e formação profissional; a criação da Unidade de Investigação; a constituição do departamento de educação especial e uma equipa de serviços técnicos de apoio e serviço educativo. Estas valências têm produzido bons resultados ao nível do desempenho escolar dos alunos surdos e na sua inclusão autónoma na sociedade.


Educação Bilingue para Surdos: Uma Experiência Portuguesa por Paulo Vaz de Carvalho - porsinal, consegues ouvir o Mundo ?

Outra fonte interessantes, mais extensa - Educação bilingue de alunos surdos : manual de apoio à prática (2009)

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